top of page

TAGS

Nenhum tag.

My Hip Event, MM/DD/YY

Describe your event here and generate buzz. Where's it happening.

Alunos de Engenharia Civil criam incubadora de ideias para solucionar problemas do campus

Grupo de alunos de Engenharia Civil cria laboratório de ideias para tirar do papel soluções para problemas no campus


O Dextra é formado por três alunos da Engenharia Civil. Da esquerda para a direita estão: Natália Vinhal, diretora de Projetos e Pessoas; Renan Soares, diretor de Comunicação e Marketing; e Eduardo Souza; coordenador geral do projeto.


Já teve algum problema na UnB e pensou em alguma maneira de solucioná-lo, mas não fazia a mínima ideia de como tirar o projeto do papel? Pois foi pensando nisso que três estudantes do quarto semestre de Engenharia Civil criaram o Dextra, um laboratório de ideias que busca facilitar esse processo.

Dextra vem da junção de duas palavras: dexter, do latim, que significa inteligência, e tra, proveniente da palavra transporte. O projeto tem o apoio do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru/UnB) e surgiu no intuito de alavancar projetos que melhorem a mobilidade, o transporte e a logística na Universidade de Brasília.

A iniciativa partiu de uma conversa de um dos estudantes com o coordenador do Ceftru, Pastor Taco, que também é professor do departamento de Engenharia Civil, sobre o atraso da UnB quanto à execução de boas ideias. A partir disso, os dois viram uma oportunidade no projeto. “A gente acredita que uma solução mais inteligente para o problema é vista pela pessoa que vivencia o problema”, diz Eduardo Souza, idealizador e coordenador do projeto.

O trabalho do grupo é de recolher ideias e soluções de estudantes da Universidade para problemas que os alunos enfrentam no dia a dia no campus, como a mobilidade, a segurança, iluminação, por exemplo, e ajudá-los a executá-las, como explica a diretora de Projetos e Pessoas, Natália Vinhal: “A ideia do Dextra não é executar. A gente abraça a ideia e fornece os meios para que ela possa acontecer. Nós somos facilitadores. Nosso papel é levar os grupos às pessoas certas para que elas possam executar”.

Escute a entrevista com Natália:

O apoio do Ceftru funciona tanto proporcionando o espaço físico para que o Dextra possa se desenvolver quanto na orientação do projeto, como uma incubadora. Pastor Taco, professor-orientador e coordenador do Ceftru, diz: “Nós incubamos o Dextra no sentido de dar todo o auxílio necessário, desde a discussão das ideias até aos caminhos a serem seguidos para que seus objetivos possam se cumprir com a finalidade de ter um campus mais inteligente”.

O Dextra se baseia no conceito de smart campus, ou seja, propõe projetos que deixem o campus mais inteligente. O conceito é baseado na ideia de smart cities, bastante estudado pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), que define o termo como cidades que buscam deixar o ambiente mais sustentável, habitável e com mais igualdade social por meio de inovações tecnológicas.

No Brasil, a ideia de smart campus foi implementada na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), com o auxílio do próprio MIT, onde utilizam o campus como local de prototipagem, procurando solucionar problemas reais, servindo de inspiração para o Dextra. Saiba mais sobre o Smart Campus FACENS aqui.

Como funciona

Para executar o projeto, os alunos criaram uma metodologia para selecionar as ideias e transformá-las em feitos. Ela é divida em três fases: genesis, vinda do grego, secta e praxis, vindas do latim, que significam início, caminho e prática, respectivamente.


A primeira – genesis – é a fase de inscrição e seleção de ideias. Qualquer aluno da Universidade, tanto de graduação quanto de pós-graduação, pode expor seus projetos e propor soluções para problemas cotidianos nos campi, inscrevendo sua ideia no site do Dextra. A partir disso, são selecionadas cinco ideias. O grupo faz reuniões com seus criadores, ajudando-os a aprimorá-las e a se prepararem para um concurso de ideias. Para o concurso, é feito um evento aberto ao público no qual as ideias são apresentadas, avaliadas e votadas. São selecionadas duas ideias ganhadoras que recebem “padrinhos” do próprio Dextra, que vão auxiliá-los no andamento do projeto.


A segunda – secta – é a fase de pesquisa e procura de investimentos para viabilizar os projetos. E, por fim, a terceira fase, é de pós-investimento, na qual são desenvolvidos os protótipos e os projetos são colocados em prática.


O concurso é anual. No primeiro semestre, o Dextra abraça e escolhe as ideias, já o segundo semestre é voltado para o desenvolvimento destas. Este ano já foi feito um concurso, no qual foram selecionados os projetos SigaUnB, da estudante de Engenharia Civil Nicolly Gleisy, no qual pretende-se criar um aplicativo de mobilidade interna no campus; e o projeto Campus Sustentável, do também estudante de Engenharia Civil Rodrigo Teixeira, o qual pretende-se implementar iluminação de LED e painéis fotovoltaicos no Campus.


Embora a iniciativa seja ligada à área de transportes e mobilidade, o Dextra recebe ideias de áreas diversas e busca ajudar com contatos e promover networking entre pessoas executando projetos. O compartilhamento de conhecimento é um dos ideais no qual o grupo acredita. “Tudo o que cada um sabe aqui é para ser compartilhado para outros aprenderem”, diz Eduardo Souza. Além disso, o grupo sonha que essa iniciativa se expanda, abarcando outras áreas, como diz Renan Soares, diretor de Comunicação e Marketing: “Nossa ideia é expandir. A gente tem o Dextra aqui, voltado mais para transporte, mas por que não criar um Dextra da Sociologia, por exemplo, com foco mais social? É [um projeto] de quem quiser abraçar!”

Acompanhe o Dextra pela página no Facebook ou pelo site.


  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

January 03, 2023

Este é o seu primeiro item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

February 23, 2023

Este é o seu segundo item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

May 28, 2023

Este é o seu terceiro item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

Please reload

bottom of page