top of page

TAGS

Nenhum tag.

My Hip Event, MM/DD/YY

Describe your event here and generate buzz. Where's it happening.

A dança chega ao Entorno

O Município de Padre Bernardo celebra os dois anos de sua primeira e única escola de dança.

O Centro de Artes Bernar'dance tem a função de representar a dança no município de Padre Bernardo, em Goiás. A iniciativa começou com o bailarino Micael Paiva, que após fazer carreira fora resolveu voltar e compartilhar o que aprendeu com a sua comunidade. A população está cada vez mais engajada nos projetos, participando das aulas e recebendo as bailarinas e bailarinos como grandes atrações para os eventos locais.


A escola já possui cerca de oitenta alunos, e conta com aulas de balé, jazz, hip hop, condicionamento físico, dentre outras. Todas as aulas são ministradas pelo proprietário e bailarino Micael Paiva. Ele passou por diversas companhias de dança, dentre elas a Companhia Brasileira de Balé (CBB), no Rio de Janeiro, na qual foi solista e fez turnês importantes. Micael ainda conta que sempre pensou em voltar e trazer a dança pra sua cidade só quando se aposentasse, mas após algumas complicações e mudanças na companhia carioca, ele decidiu que já era o momento certo.


Os membros da escola já se apresentaram em várias festas populares, incluindo o aniversário da cidade, a celebração do Natal, aberturas de torneios de futebol e algumas programações em escolas da rede municipal de ensino. E mesmo não tendo um Teatro, as apresentações em praças públicas, quadras ou até na arena do rodeio da cidade foram sempre muito esperadas e aplaudidas.


Os pais dos alunos são muito importantes como incentivadores e apoiadores do Centro de Artes. Beatriz Gondim, moradora e mãe de uma bailarina de oito anos, conta que acha a arte importante para o desenvolvimento da expressão nas crianças. Diz que já sentiu diferença quanto à timidez da filha desde o início das aulas de dança. Ela destaca também a importância da parte social do projeto para tirar muitas crianças da violência e das drogas.





A escola é uma iniciativa privada e não conta com nenhum apoio do governo. Para compensar a falta de incentivo, a coordenação decidiu lançar a companha “Adote uma Bailarina”, pois algumas famílias estavam tendo dificuldades em pagar a mensalidade. A intenção do projeto é incluir e dar oportunidades às crianças, custeando as aulas para alunos que não puderem pagar. Até agora o Centro de Artes conta com somente três patrocinadores para um número de dez bolsistas, mas o proprietário pretende expandir o projeto para possíveis empresas parceiras e tornar a dança o mais próxima possível da realidade de todos que se interessarem.


O idealizador do projeto em Padre Bernardo fala da importância que percebe na dança para a vida das crianças: “A dança de uma forma geral é fundamental na vida de qualquer criança. Sempre tento passar isso para os pais dos meus alunos aqui, que a dança não é só uma atividade física”, diz Micael Paiva. “As crianças estão aprendendo pra vida delas. A dança ensina a ter responsabilidade, a ter comprometimento com seu corpo, com seus horários, às vezes a sacrificar alguns feriados e eventos pelo ensaio, e isso tudo gera uma responsabilidade muito grande.”


Os resultados do projeto já começaram a aparecer. As pequenas bailarinas já foram premiadas em alguns concursos, mas a intenção é ir muito além: formar bailarinos, despertar o interesse pela arte, gerar saúde, promover interação. Tudo isso conta, e muito, para a vida de cada pessoa que se envolve com a dança e acrescenta para o desenvolvimento cultural da cidade.


A dança tem potencial para melhorar vidas, mas infelizmente não está acessível para a maioria das pessoas. É uma atividade cara e pouco propagada em muitos municípios do Brasil. Para o bailarino Renato Fernandes, atual diretor da Foco Companhia de Dança, em Brasília, e por muitos anos primeiro bailarino do Ballet St.Pölten, na Áustria, a dança ainda é vista com preconceitos por muita gente. Em linhas gerais, Renato diz que, por vezes, o trabalho dos bailarinos, coreógrafos, diretores não é considerado sério e significativo, e isso desvaloriza a arte no Brasil.


O bailarino internacional fez uma visita ao centro de Artes e se considera um fiel apoiador do projeto. Nas palavras de Renato: “Projetos como o do Micael Paiva em Padre Bernardo são muito importantes, pois semeiam arte e cultura, elementos tão escassos em nosso sistema de educação básica. O encontro do erudito com o popular potencializa um futuro melhor. As crianças são nossa melhor esperança, e compartilhar de conhecimentos tão nobres como a dança clássica, por exemplo, gera uma chama que vai perdurar pelas gerações seguintes”.



Abaixo o depoimento da bailarina do centro de artes Bárbara Carneiro mostra o quanto a dança significa pra ela.


  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

January 03, 2023

Este é o seu primeiro item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

February 23, 2023

Este é o seu segundo item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

May 28, 2023

Este é o seu terceiro item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

Please reload

bottom of page