Solta a voz e aproveita!
- Natália Lyra
- 21 de out. de 2016
- 3 min de leitura
Pensado para ser um momento receptível e seguro de se apresentar, a primeira edição do Microfone Aberto da UnB acontece na segunda, 24, às 18h no auditório da FAC.

Foto: Isabela Almada
Para uns o sonho é ser arquiteto. Para outros, um atleta profissional. A vontade de moldar a carreira de acordo com as próprias noções de felicidade tem inúmeras alternativas, que vão desde aquelas com um diploma até simplesmente aproveitar as chances que se apresentam no caminho – sejam essas com certificados específicos ou não. Para quem sonha em entrar no universo da música da capital – ou simplesmente aproveitar a chance de mostrar seu talento – a Universidade de Brasília cede um espaço. Idealizado e concretizado pela formanda de jornalismo Ana Gabriela Braz, o “Microfone Aberto da UnB” dá vez para novos artistas poderem compartilhar sua habilidade com a audiência – tanto música cover quanto autoral.
Essa será a primeira edição voltada para alunos de todos os departamentos da UnB e acompanhantes não matriculados na Universidade. Antes, Ana Gabriela já havia organizado o “Microfone Aberto FAC”, com participantes apenas da Faculdade de Comunicação. Após conquistar espaço para expandir o evento, a organizadora, com ajuda da amiga Victória Cristina, começou a montar a versão expandida do evento.
Em entrevista ao Campus Multi, ela contou mais detalhes de como surgiu e como será o evento. Confira aqui algumas perguntas:
- A iniciativa é ótima! Qual foi a motivação de montar o Microfone Aberto Brasília? Bom, é uma longa história, que inclusive é o meu projeto experimental de conclusão de curso em Jornalismo, pela FAC-UnB. Resumidamente: eu sempre achei que faltavam lugares para se fazer performances em Brasília. A maioria dos lugares onde eu via performances pareciam um pouco inacessíveis para os que não tinha muita experiência. Sei disso porque, eu mesma, que me canto e toco, cheguei a procurar alguns locais para me apresentar em Brasília e achei ou muito inacessíveis ou meio intimidadores. Associei essa preocupação a uma lembrança que tinha do meu intercâmbio que fiz nos EUA, e onde conheci um pouco mais sobre o Open Mic, ou Microfone Aberto – movimento bastante conhecido em vários países. Daí tive a ideia de realizar uma experiência parecida aqui em Brasília.
- Qual a dinâmica do evento? As pessoas se apresentam por ordem de inscrição? Não tem muito mistério: o artista precisa se inscrever por email, já que temos um tempo limitado de evento. Os primeiros que se inscrevem se apresentam. No dia do evento, é disponibilizado microfone e um violão e vamos seguindo uma ordem que, em geral é estipulada no dia. O line-up é definido na hora. Os artistas que precisam de outros materiais podem levar, respeitando e atendendo a estrutura do espaço.
- Vi na página de vocês [Microfone Aberto Brasília] que as inscrições se encerraram ontem. Quais eram os requisitos para que os participantes pudessem se inscrever? Para o Microfone Aberto da UnB apenas era necessário que o artista fosse parte da comunidade da UnB (aluno, servidor ou professor) e quisesse mostrar seu talento. Caso fosse integrante de uma banda ou quisesse tocar com alguma pessoa que não é da UnB poderia, contanto que o inscrito fosse da UnB. A ideia do Microfone Aberto é não limitar ninguém e sim incentivar que os artistas se apresentem e mostrem sua arte. Não se trata de uma competição, mas se um espaço seguro para se apresentar.
- Devem ter artistas de vários estilos musicais, eu suponho. Você consegue elencar quais são os mais tocados? No último evento, ainda que pequeno tivemos uma diversidade muito grande e interessantíssima. Tivemos de uma apresentação de eletrônica experimental a rap e MPB. Nesse evento, ainda não tenho o apanhado completo, mas teremos um pouco de rock, de indie, folk, MPB, muita música autoral.
- Tem artistas recorrentes de outras edições ou a maioria são novatos? Não, ainda não. O próximo evento será a segunda edição, então por enquanto, apenas novos e diferentes artistas.
Apesar das inscrições estarem encerradas, é possível ir para conferir as apresentações, conhecer outros colegas também apaixonados por música e sentir a atmosfera do espaço para as futuras edições. O “Microfone Aberto da UnB” acontecerá na segunda-feira, 24, no auditório Pompeu de Sousa – Faculdade de Comunicação, no final do ICC Norte – às 18h.
Comments