Embaixada do Japão promove mostra no Cine Brasília
- Thiago Andrade
- 17 de out. de 2016
- 2 min de leitura
Até o dia 17/10 o público poderá ver filmes japoneses de graça. Evento faz parte do Ciclo da Cultura Japonesa 2016

Que tal um final de semana com muita cultura e sem pagar nada? Basta preparar a pipoca e ir até o Cine Brasília para acompanhar a Mostra de Cinema Japonês que a Embaixada do Japão está promovendo desde esta quinta-feira (13/10) e que se estenderá até a segunda-feira (17/10). Uma das atividades do Ciclo da Cultura Japonesa 2016, conjunto de ações culturais que a embaixada promove todos os anos para a divulgação da cultura nipônica, a mostra tem o tema “Convivendo com a natureza” e exibirá filmes que mostram o cotidiano do japonês no campo e o seu contato com o meio ambiente.
Assessora cultural da embaixada, Marta Yoda informou que todos os anos a instituição busca trazer um conjunto de filmes para divulgação cultural do país. “Essa já é a segunda este ano, já que tivemos uma mostra de anime mais no início do ano”, disse Marta. “O interessante é que a maioria do público da mostra é formada por não descendentes de japoneses”, acrescentou. A escolha dos filmes foi feita pela Fundação Japão, um órgão da embaixada.
Abertura
Mesmo marcada para um dia depois do feriado, a primeira noite da mostra foi na quinta-feira (13/10) e atraiu muitos espectadores. O filme de abertura foi Escalando para a primavera, dirigido por Daisaku Kimura, que conta a história do retorno de um filho à propriedade dos pais nas montanhas japoneses após a morte do patriarca e sua adaptação ao campo depois de ter vivido por muitos anos na cidade.
Estudante da terceira série do ensino médio, Geovana Quadros deu um tempo nos estudos para o Enem e decidiu conferir a abertura da mostra com os amigos. “O Cine Brasília sempre traz festivais que mostram diferentes culturas e foi isso que me atraiu para a mostra. Pretendo vir sempre que tiver um tempinho nos estudos”, disse a estudante.
Serviço
Mostra de Cinema Japonês
Onde? Cine Brasília
Quando? De 13 a 17 de outubro
Sessões:
Wood job, dir. Shinobu Yaguchi, sábado, às 17h
Vamos ver a cachoeira, dir. Shuichi Okita, domingo, às 17h
Amor às cegas, dir. Masahide Ichii, segunda-feira, às 19h
Comentarios