Alunos de Turismo promovem evento para discutir cenário cultural do DF
- Amanda Corcino
- 5 de out. de 2016
- 2 min de leitura
A ideia do Ecultur surgiu de uma disciplina do segundo semestre do curso|

Buscando promover a troca de experiência de profissionais e estudantes de cultura e turismo do DF, alunos promovem o 2º Encontro Cultural de Turismo (Ecultur) no Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET) na próxima sexta-feira, dia 7 de outubro. O evento conta com 22 palestrantes e programação que se dividirá entre palestras e mesas redondas, das 8h às 19h.
O evento foi pensado no ano passado na disciplina Projeto Integrador em Turismo 1, do 2º semestre do curso, na qual foi realizada uma parceria com a Secretaria de Turismo. Foram mapeadas todas as festas religiosas do DF e feito um calendário cultural. O primeiro Ecultur marcou o lançamento desse calendário no site do Observatório do Turismo, mas teve adesão modesta, em torno de 30 pessoas. Este ano, a intenção é expandir: evento já conta com mais que o dobro de inscrições de sua primeira edição.
O 2º Ecultur está sendo organizado por dois alunos de Turismo e ocorre graças a uma inquietação do aluno do 5º semestre Guilherme Capanema, 20 anos, que atua como coordenador geral do evento: “Muita coisa boa se cria em sala de aula e acaba se perdendo porque ninguém resolve continuar. Desde o fim do evento do ano passado eu venho com essa ideia de dar continuidade, então, desde o início do ano, venho trabalhando nisso”.
Bianca Daia, estudante do 6º semestre de Turismo e co-organizadora do evento, fala sobre o Ecultur:
Este ano, a ideia contou com apoio maior da Universidade, conseguindo tornar-se um Projeto de Extensão, aprovado pelo CET. O evento não recebeu nenhum tipo de financiamento direto. O apoio se deu por meio de parcerias, compartilhamento e troca de serviços com empresas e pessoas que atuam no cenário cultural da cidade, como o designer Caio Porto, dono da marca Candanguice, de produtos inspirados em Brasília: “Estamos trazendo os produtos, contribuindo com parte das nossas vendas, para custeá-lo. A gente acredita muito na iniciativa porque traz pessoas formadoras de opinião no meio turístico, que estão investindo e trabalhando com o turismo em Brasília”.
As inscrições podem ser feitas via Facebook, mandando uma mensagem para a página do evento. Para participar, todos devem levar 1kg de alimento não perecível e pagar uma taxa de R$ 5 para alunos da Universidade, R$ 10 para não-alunos.
Kommentare