Saúde vai ao metrô
- Luís Felgueira
- 3 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Brasilienses recorrem à Feira de Saúde para fazer exames e receber dicas sobre os cuidados com o corpo |
A Estação Central do Metrô-DF sediou, nos dias 23 e 24 de setembro, a Feira de Saúde de Brasília. O evento, que já está na sua 12ª edição, teve como tema Prevenção é Saúde. Foi organizado pela Associação Médica de Brasília (AMBr), em parceria com as Sociedades de Especialidade e com o apoio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e do Metrô, por meio do programa Metrô Solidário.
A diretora de Relações com a Comunidade da AMBr e coordenadora da ação, Olímpia Lima, explica que o local escolhido é estratégico para melhor contato com a população do Distrito Federal. “Nosso objetivo é orientar o maior número de pessoas possível e milhares de pessoas passam pela estação central diariamente”, aponta Olímpia.
Muitas instituições de saúde se fizeram presentes no evento, entre elas a Septo Clínica, a Prevenção ao Neurotrauma, a Prevenção do Câncer de Intestino, a Check-up Vascular e Saúde da Mulher. Além dessas, também participaram o Centro de Alimentação Saudável (UnB-CASA), que deu recomendações sobre alimentos saudáveis, a Saúde da Pele (COREME- HRAN), que falou dos riscos e prevenções com a pele, a Instituição Ápice Down, que orientou sobre os mitos e verdades versus perspectivas e desafios da síndrome de Down, e a Academia de Medicina de Brasília, que falou dos benefícios do exercício físico para a saúde.
Durante a feira, além de se informar sobre saúde e prevenção, os participantes puderam receber atendimentos e orientações educativas sobre saúde, focando no planejamento familiar e as atitudes preventivas, como prevenção do suicídio, saúde da pele, saúde da mulher e a medicina da família e da comunidade.
Muitos dos participantes da feira desfrutaram dos serviços oferecidos. A servidora pública Maria de Lurdes se beneficiou do evento para consultar os profissionais de saúde. “Vim visitar a feira e aproveitei para ver o oftalmologista, fazer o exame de glicemia e pressão do arterial”, afirma.
Outros serviços foram oferecidos para o público que se fez presente no evento como teste de diabete, exame de cegueira, exame de glicemia, prevenção neurotrauma, teste de obesidade, teste de hepatite C, e informações sobre prevenção ao abuso sexual.

Comments