Homenagens no 15° ano dos ataques às Torres Gêmeas
- Ronayre Nunes
- 11 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Norte-americanos recordam as vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001

No dia 11 de setembro de 2011 o mundo parou com o assustador ataque às torres do Word Trade Center (WTC) em Nova York. No último domingo o ataque completou a marca de 15 anos. Diversas homenagens foram prestadas às vítimas do atentado, no Marco Zero. A cerimonia contou com as leituras dos nomes dos mortos e com a presença dos atuais candidatos à presidência americana, segundo informações da Agência Brasil.
Um minuto de silêncio foi realizado exatamente às 8h46, horário em que o primeiro avião atingiu a torre norte do WTC. O segundo avião atingiu a torre norte menos de 20 minutos depois da primeira colisão. Às 9h37 o terceiro avião foi jogado no prédio do Pentágono em Washington. O quarto avião caiu em campo aberto após ação dos próprios passageiros contra outro ataque.
Presidenciáveis
Os candidatos à presidência norte-americana estiveram no evento de homenagem às vítimas do 11 de setembro. Hillary Clinton, candidata democrata, e Donald Trump, candidato republicano, interromperam as respectivas campanhas pelos eventos do dia, porém não foram muito amistosos e se ignoraram durante o evento.
A democrata Hillary Clinton teve de sair mais cedo do Marco Zero. Muitas especulações foram feitas pela imprensa norte-americana, mas no final da tarde do domingo a emissora FOX divulgou a notícia que a candidatava se retirara devido a um mal-estar. No fim da noite, a emissora de notícias CNN divulgou um vídeo que mostra Hillary sendo carregada pelos seguranças para dentro do carro. Em nota da própria campanha, a médica particular da democrata afirmou que uma desidratação causou a indisposição e ainda retificou o diagnostico de pneumonia que Hillary teve na última sexta (9).

O atual presidente, Barack Obama, prestou sua homenagem às vítimas na Casa Branca. Em rápido pronunciamento, Obama declarou: “Os americanos não devem ceder ao medo. Sabemos que a nossa diversidade, a nossa herança variada, não é uma fraqueza”.
Comentarios