Simpósio de 20 anos do PAS/UnB é marcado por apresentações de projetos didáticos
- Larissa Batista
- 28 de set. de 2016
- 3 min de leitura

A interdisciplinaridade nas instituições públicas e particulares desenvolve alunos mais interessados na realização das provas|
Após duas décadas do Programa de Avaliação Seriada (PAS), a Universidade de Brasília, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), realizou o Simpósio 20 anos do PAS/UnB: compartilhando experiências das escolas, nos dias 20 e 21 de setembro.
Durante os dois dias de programação, professores de escolas públicas e particulares apresentaram projetos implementados em suas respectivas escolas a fim de aperfeiçoarem as referências fundamentais do programa e para incentivar a realização dos conteúdos nas três etapas da avaliação.
A abertura teve início com uma mesa redonda composta pela professora Fatima Brandão e pelo professor Ricardo Gauche, ambos do Decanato de Ensino de Graduação. Durante a mesa, foi apresentado um breve histórico do programa, contextualizando a importância de se ter uma prova com conteúdos selecionados não pela Universidade, mas pela matriz de conteúdo e ensino das escolas.
Segundo Ricardo Gauche o PAS deve ser a cara das escolas. “Precisamos reverter a ideia de que a escola precisa virar um grande cursinho, ela deve ser clara e fazer aquilo que compete à ela. A avaliação hoje se situa como um programa para consolidar um eixo de decisão que foi invertido em 1995. Ao invés de ser da Universidade para a escola, a base curricular deve ser da escola para a Universidade”, conclui.
As apresentações dos projetos foram construídas em duas temáticas: institucional – quando se tratava de experiências desenvolvidas por escolas públicas e privadas, ou projetos docentes – experiências relacionadas ao trabalho interdisciplinar dos professores.
Dentre as escolas que realizaram as apresentações, o colégio LaSalle de Águas Claras apresentou os projetos PAS no palco e A química dos medicamentos, com a importância de realizar estudos interdisciplinares em formato de laboratório, mentorados pelos professores, além de incentivar um envolvimento prévio com as didáticas acadêmicas, como a produção de monografias e seminários que apresentem os resultados obtidos pela prática dos projetos.

Já o Centro Educacional 04 de Taguatinga mostrou que, em um núcleo de escola pública, a instituição desenvolve dois papéis que se unem na hora de preparar o aluno: a motivação para que o mesmo não saia da escola e o incentivo que faça o aluno acreditar na sua capacidade de ingressar na Universidade de Brasília. Com o projeto Sonhar é preciso, a escola apresenta a avaliação para os estudantes e, além disso, consegue unir as obras indicadas pela matriz do PAS à um ambiente leve e criativo, colocando em prática as matérias em momentos teatrais, apresentações musicais e dança.
Saindo do contexto institucional, a graduanda de Pedagogia Raiane Resende apresentou uma pesquisa com o objetivo de analisar a relevância da orientação vocacional profissional no âmbito escolar. O projeto foi desenvolvido no Centro Educacional da Asa Norte (CEAN) e na Escola Classe 01 de Sobradinho, promovendo oficinas de orientação e analisando o processo de construção de carreira com a perspectiva “Educação vocacional, uma questão de valores?”.
Para Cristhian Spíndola, Gerente de Avaliação das Aprendizagens da Secretaria de Educação do DF, o PAS abre um processo de autonomia docente a partir da reflexão na matriz curricular da avaliação, gerando um bom produto para os alunos. “Esse momento de reflexão e troca de experiência gera uma mudança e uma reorganização do trabalho pedagógico da escola, é um processo avaliativo. É nosso desafio aproveitar essa discussão, esse diálogo com outros conhecimentos que estabeleçam uma ação contínua e curricular em escolas mais integradas”, afirma.
Apesar dos diferentes temas proposto pelas escolas, os aspectos que uniram os diferentes projetos apresentados foram: a capacidade de nível de agência dos alunos – relacionado ao empenho e criatividade que os estudantes desenvolvem em atividades atrativas, o foco interdisciplinar das escolas – abrindo novas possibilidades de estudo e o processo de autonomia dos professores no incentivo dentro das coordenações pedagógicas, pegando projetos particulares para transformar toda a instituição.
Serviço:
As inscrições para a o Programa de Avaliação Seriada (PAS) foram prorrogadas até o dia 26 de setembro. Os alunos interessados devem realizar a inscrição pelo site: http://www.cespe.unb.br/pas/
Comentários