Segunda edição do Iate in Concert arrecada seis toneladas de alimentos
- TThallita Essi e Natália Lyra
- 28 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Na sexta-feira (16), os mantimentos não perecíveis recebidos na apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional foram entregues ao Banco de Alimentos da Ceasa.
A segunda edição do Iate in Concert, realizada no dia 3 de setembro, arrecadou seis toneladas de alimentos, que foram entregues ao Banco de Alimentos das Centrais de Abastecimento do DF, na sexta-feira (16). As mais de quatro mil pessoas presentes ao evento acompanharam um concerto solidário, de alta qualidade, com repertório misto: músicas clássicas, musicais da Broadway e temas do cinema, além da participação especial da soprano Della Henry e do tenor Jean Nardotto.
De acordo com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, os alimentos arrecadados serão repassados para entidades, como creches, casas de recuperação e asilos, que desenvolvem trabalhos sociais e estão credenciadas no banco de alimentos. “Os efeitos dessa arrecadação são sempre positivos, além da vantagem de levar essa orquestra para locais abertos para o público de uma forma geral”, declarou o governador.
Marcos Sampaio, engenheiro de alimentos da Ceasa, destacou a importância destes eventos e o impacto direto que eles causam na alimentação das entidades atendidas pelo Banco de Alimentos. Ele nos contou que o banco tem essencialmente alimentos de hortifrúti e precisam da doação dos demais alimentos para atender as instituições credenciadas.
A Orquestra regida por Claudio Cohen tirou suspiros de jovens e adultos, cativou a atenção de crianças e agradou a plateia que se emocionava ao ouvir canções do musical O fantasma da Ópera; trilhas sonoras de filmes como Star Wars, Piratas do Caribe, Missão impossível e Harry Potter, com a participação especial de um pequeno Harry e sua Fawkes, varinha mágica.
De acordo com o comodoro do Iate Clube de Brasília, Edson Garcia, a inspiração para os concertos em locais abertos veio de apresentações europeias e também do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ele explicou que “nesta segunda edição a demanda foi muito grande, os ingressos se esgotaram, tanto que a gente abriu uma área para os associados do Iate que não conseguiram ingresso”.
A apreciação de um bom espetáculo não se restringiu às pessoas mais velhas. Durante o evento, conversamos com alguns jovens que se encantaram com a exibição, como a consultora administrativa Gabriela de Trindade, 24: “Com certeza esse foi o evento mais legal a que eu já fui em que teve orquestra”.
Assim como a jovem consultora, o casal de namorados Juliana Raposo e Bernardo Prates ficou encantado com o espetáculo. Prates assistiu a sua primeira orquestra, considerou o local muito bom e o evento bastante acessível. Juliana achou incríveis as apresentações, disse que suspirava a cada nova música.

Para o maestro Claudio Cohen, ações como as do Iate in Concert são parte da responsabilidade social do cidadão. Toda empresa ou organismo deveria se preocupar em ajudar as pessoas. “A orquestra fica muito satisfeita de poder contribuir com os alimentos. A gente tem colocado sempre em nossa pauta concertos voltados para esse tipo de ação como, por exemplo, concertos em hospitais, em cidades satélites e concertos que trazem pessoas carentes que nunca tiveram acesso a esse tipo de manifestação”, disse Cohen.
Commentaires