top of page

TAGS

Nenhum tag.

My Hip Event, MM/DD/YY

Describe your event here and generate buzz. Where's it happening.

Mais pedaladas em Brasília


Cine Pedal chega à capital com proposta sustentável de mobilidade urbana |
 

Neste fim de semana Brasília foi palco de pedaladas. Não as fiscais, mas as de bicicleta. O Cine Pedal chegou à capital pela primeira vez trazendo uma proposta de cinema móvel e sustentável cuja energia é toda gerada por – isso mesmo – pedaladas. O encontro aconteceu no centro da cidade, no Museu Nacional.

O Cine Pedal é coordenado pela Inffinito, produtora audiovisual que busca agregar cultura e conhecimento e promove, ao mesmo tempo, sustentabilidade e consciência na utilização de recursos. Daí a ideia de movimentar – literalmente – um festival de cinema só com energia cinética de bicicletas. “A gente também quer trabalhar a cultura da bicicleta como mobilidade urbana. Acreditamos que a bicicleta é um meio de transporte altamente democrático”, explica Paula Dutra, coordenadora de Conteúdos do projeto.

Lógica sustentável: os participantes se exercitam e, ao mesmo tempo, geramenergia que abastece todo o evento

Funciona assim: são dez bicicletas fixas e dez bases em que as pessoas podem encaixar suas próprias bicicletas, além de um pedal manual. Para participar, basta fazer a inscrição no local. As pedaladas geram a energia que abastece um condensador, responsável por redistribuir a eletricidade que alimenta as caixas de som e garante a subida da tela inflável. No sábado, o cine exibiu o documentário Bikes vs Carros, de Fredrik Gertten. No domingo, infelizmente, a chuva acabou impossibilitando a exibição da animação brasileira O menino e o mundo, indicada ao Oscar 2016.

Apesar da chuva repentina de sábado, famílias, curiosos e entusiastas do ciclismo compareceram e contribuíram para manter a energia alta. São necessários no mínimo 1,3 mil watts para o cine funcionar, e um sinalizador permite acompanhar em tempo real os watts gerados pelo esforço dos ciclistas. A participante Patrícia Ramalho soube do Cine Pedal pelas redes sociais e decidiu levar o filho, Matheus, para conferir a iniciativa. “Trouxe meu filho pra ele ver uma outra proposta de produção de energia sem ter o petróleo envolvido.”

Antes de pedalar, o cadastramento: Patrícia levou o filho Matheus para conhecer novas formas de energia

O Cine Pedal também promove debates para fomentar a conscientização sobre meio ambiente e energia sustentável. No sábado, o tema foi novas tecnologias para difusão de formas alternativas de mobilidade urbana. O bate-papo foi liderado por Danilo Guimarães e Claudio Silva. Guimarães é doutorando em Artes na Universidade de Brasília e um dos precursores do grupo de ciclismo Pé de Pedal, em Planaltina. Já Claudio Silva é arquiteto e urbanista que atualmente desenvolve sua tese de doutorado Brasília sem carros?, sobre a influência e o papel dos carros no cenário de mobilidade urbana.

Já no domingo, o assunto foi o papel da educação na conscientização de práticas sustentáveis e respeito ao meio ambiente, com os palestrantes Bernhar Gobbi e Rose May. Rose May, além de cineasta e fotógrafa, é professora adjunta da UnB. Bernhar Gobbi é engenheiro de computação e ciclista amador que mora no Distrito Federal há dez anos. Já foi coordenador do Greenpeace em Brasília e viajou de bicicleta pela América Latina, passando por países como Colômbia, Cuba, Argentina e Uruguai. “Foi um diálogo bastante frutífero. O ciclista tem direito à via e deve ter o seu lugar no trânsito. A bicicleta tem que conviver com os carros e os carros têm que conviver com a bicicleta, então a ideia foi que isso estivesse permeado por mais amor, mais incentivo por parte do Detran, para que as leis sejam cumpridas, os motoristas passem a ser autuados por não respeitar o ciclista. As pessoas devem repensar esse uso massivo dos carros”, comenta Gobbi.

O projeto contempla dez cidades, e já passou por Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. A segunda etapa começa por Brasília e encerra a Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade na capital, organizada pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Segundo a Diretora de Educação do Detran, Gláucia Simões, “foi uma semana para chamarmos todos para se engajar em campanhas educativas de trânsito, principalmente no respeito ao ciclista.” De acordo com dados do órgão, em 2014 foram registradas 22 mortes de ciclistas da capital. Até setembro de 2016, esse número diminuiu para dez. “O Cine Pedal está aqui para trazer informação e consciência em relação ao respeito e ao compartilhamento das vias públicas.” O cine ainda passará por Goiânia, João Pessoa, Recife e Salvador.

Confira o evento aqui:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

January 03, 2023

Este é o seu primeiro item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

February 23, 2023

Este é o seu segundo item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

May 28, 2023

Este é o seu terceiro item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

Please reload

bottom of page