top of page

TAGS

My Hip Event, MM/DD/YY

Describe your event here and generate buzz. Where's it happening.

Só não estuda quem não quer

  • Ronayre Nunes
  • 12 de set. de 2016
  • 4 min de leitura
Inauguração de novo ambiente no Bloco de Salas Sul demonstra tendência de descentralização da Biblioteca Central. Confira uma radiografia dos espaços de estudos no Campus Darcy Ribeiro |

Oficialmente, o semestre começou há mais de um mês. Na prática, os trabalhos e provas estão chegando ao seu ápice neste exato momento. E, para os que já estão sentindo as atividades apertarem os momentos de descanso, uma boa notícia: um novo espaço de estudo foi inaugurado no Bloco de Salas Sul (BSA S).

Pontos +

Contando com 16 mesas individuais e 11 mesas coletivas com capacidade para cerca de quatro pessoas cada, o espaço é exatamente isto: um espaço, diferente de “sala”, como ficou conhecida. O local conta com várias tomadas, e por estar cercado de janelas torna-se bem ventilado. O mais atrativo aos estudantes é a localização. O espaço no BSA S fica próximo ao ICC SUL e ao Instituto de Biologia.

Para o estudante de Ciências Biológicas Victor Luna, 21 anos, a distância entre as aulas e a Biblioteca Central (BCE) era um impedimento aos estudos, que agora podem acontecer nos espaços entre as disciplinas. Luna declara: “Acho bem útil, a gente precisa de um lugar para estudar”.

Pontos –

O principal problema do ambiente de estudos do BSA S é ser um espaço, e não uma sala. Um pátio cercado por tapumes no segundo andar serve como localização para os estudos. O fato de haver um fluxo contínuo de pessoas pelo local causa um excessivo nível de ruído para os estudantes, tornando o lugar muito barulhento.

Júlia Lellis, estudante de Língua Estrangeira Aplicada, 22 anos, frisa que o fato de o espaço ser aberto atrapalha a concentração: “No começo eu achava que era uma sala, não no meio do prédio”, afirma. “Não é tão silenciosa como a biblioteca.”

Importante ressaltar que a maior parte do problema de falta de silêncio vem da própria ação dos alunos. Alguns usam o espaço para simplesmente colocar a conversa em dia com os amigos, outros mantêm um bate papo animado o suficiente para serem ouvidos de andares diferentes.

Espaço de Estudos no BSA S não é fechado, por isso barulhos externos ao ambiente podem incomodar

Espaço de Estudos no BSA S não é fechado, por isso barulhos externos ao ambiente podem incomodar

Balanço

Sophia Luduvice, 20 anos, coordenadora Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) frisa que a implantação das salas de estudos é uma importante ação de descentralização da BCE com vantagens para os estudantes. Sophia entende que o barulho no BSA S é algo que possa atrapalhar, porém sem uma solução iminente: “Não tem como fazer muito mais, porque é um lugar de sala de aulas, as pessoas vão passar”.

O prefeito do Campus, Marco Aurélio, lembra que a instalação das salas de estudos pretende proporcionar aos estudantes um local próximo para convivência acadêmica. Em relação à crítica sobre o barulho, Aurélio explica que arquitetos pensaram o espaço e que uma sala fechada seria inviável: “Infelizmente no BSA S não tem uma sala sobrando. Se fechássemos uma sala, teria que parar aula”. Segundo o prefeito, acontecem picos de barulhos, principalmente no espaço entre aulas.

Pelo Campus

O espaço de estudos recém-inaugurado no BSA S não é o único no Campus Darcy Ribeiro. Diversas faculdades têm seus locais de convivência e a equipe do Campus Online foi visitar alguma delas.

Aquário – FT

Localizado na sala ET 83/11, o espaço de estudos da Faculdade de Tecnologia (FT) conta com uma estrutura significativa. Ele foi o único visitado pelo Campus que é equipado com aparelhos de ar condicionado. Apesar do espaço apertado, o aquário do FT comporta cerca de 30 mesas individuais mais sete mesas coletivas com espaço para, em média, cinco pessoas cada. Mas a sala não é só qualidade. Aos que procuram maior concentração talvez seja melhor buscar em outro lugar: o barulho no local é pouco agradável.

Segundo a estudante de Engenharia Mecânica Lorena Bueno, 18 anos: “É uma sala confortável e limpa e também aqui é mais perto pra mim”. Já a estudante de Engenharia de Produção Bruna Teixeira, 21 anos faz um balanço positivo e negativo: “Aqui normalmente faz muito barulho, mas, nessa época quente, é bom pelo ar condicionado”.

Por Ronayre Nunes

Com ar condicionado, o aquário do FT é a salvação dos dias mais quentes, porém o barulho pode incomodar |

Canto da leitura – FS

No espaço Centeia da Faculdade de Saúde (FS), silêncio e concentração são as maiores regras. Apesar do local pequeno e mesas compartilhadas, os alunos conseguem manter o ambiente completamente silencioso a maior parte do tempo. Na FS, o local para estudos é composto por dois perímetros: uma sala fechada com espaço para cerca de 20 pessoas – com mesas individuais e coletivas – e um espaço externo com capacidade para, em média, 15 pessoas em mesas individuais.

Outro diferencial do espaço de estudos no FS são os computadores de uso comum que o local oferece. Porém, mesmo os aparelhos atraindo estudantes, a aluna de Farmácia Bárbara Guedes, 20 anos, lembra que o uso nem sempre é efetivo: “O ruim é que nem sempre os computadores estão todos funcionando”.

Uma característica negativa do espaço no FS é o calor que o ambiente alcança em alguns horários do dia. Segundo a estudante de medicina Gabriela Luiza, 19 anos: “Às vezes faz muito calor porque o espaço é um pouco abafado”.

O calor da sala fechada do FS é um teste de resistência aos usuários, porém o silencio é quase sacro

BSA N

Localizado na sala AT 11/41, o espaço no Bloco de Salas Norte foi um dos primeiros a implementar o sistema de funcionamento 24 horas (que acontece em conjunto com o espaço do BSA S). O local conta com cerca de 50 lugares distribuídos em mesas individuais. A estudante de Psicologia Verônica Araújo, 18 anos, faz um balanço positivo do local: “Às vezes ela tá muito cheia e quente, mas acho que no geral eu gosto dela”, defende. O calor foi uma reclamação recorrente dos usuários à reportagem do Campus Online.

O concurseiro Vinícius Machado, 27 anos, também pondera os pontos positivos do local: “É mais perto e fácil vir aqui do que à BCE. E tem também a questão de horário: aqui não fecha”.

A Sala de Estudos do BSA N um pouco calorenta, mas espaçosa e com mesas individuais

As quatro salas de estudos são abertas livremente a qualquer estudante. Os estudantes aguardam o período de provas, agora com espaço pra estudar.

Comments


  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

January 03, 2023

Este é o seu primeiro item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

February 23, 2023

Este é o seu segundo item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

May 28, 2023

Este é o seu terceiro item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

Please reload

bottom of page