Márcia Abrahão é a primeira mulher eleita reitora da UnB
- Laura Quariguazy e Wellington Hanna
- 2 de set. de 2016
- 1 min de leitura

Chapa Diálogo para Avançar desbancou a candidatura do atual reitor e venceu a consulta eleitoral em primeiro turno
Com 53,34% dos votos válidos, a chapa Diálogo para Avançar, composta por Márcia Abrahão e o vice Enrique Huelva, foi eleita, em primeiro turno, para estar à frente da gestão da Universidade de Brasília. Com isso, a UnB terá pela primeira vez em sua história uma mulher no cargo mais alto da universidade. O resultado da consulta, que contou com mais de 15 mil eleitores entre alunos, professores e servidores, foi divulgado na tarde de quinta-feira, 1 de setembro.
O atual reitor, Ivan Camargo, ficou em segundo lugar na disputa com 35,19% dos votos válidos e a ex-decana Denise Bomtempo fechou a lista de candidatos com 11,46% da preferência dos eleitores. A vencedora, Márcia Abrahão, ficará à frente da Universidade durante o triênio 2017/2020. Ainda não se sabe quando será a posse da candidata eleita, que precisa da homologação do presidente Michel Temer para ocupar o cargo.
Diálogo para Avançar
Márcia Abrahão apostou no diálogo como grande proposta da campanha, afirmando que vai conversar com o governo federal e distrital tanto para obter mais recursos para a Universidade quanto para melhorar a segurança da UnB. Abrahão conseguiu conquistar a confiança de grande parte do eleitorado, que ainda se mostrava assustado com os recentes casos de violência nos campi.
Outra bandeira forte levantada pela chapa Diálogo para Avançar foi a flexibilização da carga horária dos servidores. Segundo ela, a categoria merece redução na jornada de trabalho para 30 horas semanais, assim como já acontece em outras universidades públicas.
コメント