top of page

TAGS

My Hip Event, MM/DD/YY

Describe your event here and generate buzz. Where's it happening.

Pokémon Go chega à UnB e muda rotina dos estudantes

  • Thiago Andrade
  • 19 de ago. de 2016
  • 3 min de leitura

Início do semestre é marcado pelo tão esperado aplicativo que já conquistou os alunos

Que alegria resume melhor a vida de um estudante da Universidade de Brasília (UnB)? Conquistar aquela matéria disputadíssima no ajuste? Fechar a grade horária sem uma janelinha sequer? Atingir o número mínimo de créditos necessários para alcançar o tão sonhado diploma? Nada disso. Neste segundo semestre de 2016, nada tem trazido mais alegria aos estudantes da UnB do que capturar pokémons pelo campus da Universidade.

Após uma longa e ansiosa espera, cheia de promessas de lançamento não cumpridas, o Pokémon Go foi disponibilizado no Brasil no início de agosto e não demorou muito para viciar os estudantes da UnB. O jogo mescla a realidade com o mundo virtual habitado pelas criaturas como o Pikachu. Através da tela do smartphone, o jogador deve capturar os monstrinhos, treiná-los e batalhar com os outros mestres pokémons.

Com a desculpa de conhecer a UnB antes do início do semestre letivo, o calouro do curso de Engenharia da Computação Pedro Nunes acabou descobrindo o campus através das pokéstops: “Eu vim com minha mãe para me ambientar à UnB antes de iniciar as aulas, mas acabei não fazendo nada além de caçar pókemons”, confessa o estudante.

Mas se engana quem pensa que a caça de pokémons é uma atividade dos mais novos integrantes da universidade. As estudantes Amanda Oliveira e Thayara Rodrigues estão no oitavo semestre do curso de Medicina Veterinária e também foram fisgadas pelo jogo. “Eu estou começando a viciar, mas ainda estou no nível 9”, lamenta Amanda.

As estudantes Amanda Oliveira e Thayara Rodrigues aproveitam os intervalos das aulas para jogar Pokémon Go

Thayara já presenciou alunos correndo pelo ICC e, posteriormente, descobriu que a causa do alvoroço era justamente o jogo: havia uma pokéstop com muitos pokémons naquela direção. Além disso, a futura veterinária informa que há certos lugares populares na Universidade que acabam atraindo mais estudantes: “Um lugar que dizem que aqui na UnB está bombando é ali perto do RU”.

Foi justamente nos arredores do RU, horas antes da abertura do restaurante, que se encontravam os estudantes Jonathan Joshoa, Gabriel Vasconcelos e Gabriel França, todos alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia da Computação, batalhando pelo Ginásio Estátua John Lennon, local onde os monstrinhos duelam com os adversários.

Calouros do curso de Engenharia da Computação duelam em um dos ginásios do campus, próximo ao restaurante universitário

Polêmica

Apesar da diversão proporcionada pelo aplicativo, o jogo tem sido alvo de muitas polêmicas. Há relatos de jogadores que se acidentaram enquanto tentavam capturar os pokémons ou até mesmo que foram vítimas de assaltos (ou, como os mais empolgados chamam, bulbassaltos, em referência ao bichinho Bulbassauro).

A Faculdade de Comunicação (FAC) não fugiu da febre e, ao que tudo indica, o jogo tem causado uma interação peculiar entre estudantes e professores. A estudante de Jornalismo Emília Felix relata que estava descendo as escadas da FAC pela manhã quando apareceu um pokémon rebelde: “Um daqueles Pidgey que fogem da pokébola o tempo todo. Eu estava distraída e comecei a jogar enquanto descia as escadas, até que eu dei de cara com a professora Dione Oliveira”. A estudante conta, por fim, que a gentil professora levou-a até o corrimão da escada, a fim de evitar novos choques.

Fato semelhante ocorreu com o estudante de Comunicação Organizacional Pedro Filhusi: “Saindo do CA, dei de cara com o professor João Curvello. Rolou um abraço bem caloroso daqueles ‘Segura senão a gente cai’”. Além desse cordial acontecimento, Pedro ainda conta que quase bateu o carro no caminho para a UnB pegando as pokéstops. “Esse jogo destruiu a minha vida”, brinca.

Comments


  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

January 03, 2023

Este é o seu primeiro item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

February 23, 2023

Este é o seu segundo item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

May 28, 2023

Este é o seu terceiro item

Adicione informações sobre este item..

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Dê às pessoas as informações necessárias para continuar e tomar a ação que você deseja.

Please reload

bottom of page